Uma Lei de acessibilidade no setor hoteleiro está prevista para entrar em vigor a partir de 2018. De acordo com o Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146), há um prazo estabelecido até o mês de janeiro de 2018 para que hotéis, pousadas e outros empreendimentos se adaptem para permitir acessibilidade e mobilidade de todos.
Conforme descrito na Lei do Estatuto da pessoa com deficiência, as construtoras precisam se adaptar à essa lei, pois a legislação exige que 10% dos dormitórios sejam acessíveis (como descrito no artigo 45, parágrafo 1° – “Os estabelecimentos já existentes deverão disponibilizar, pelo menos, 10% (dez por cento) de seus dormitórios acessíveis, garantida, no mínimo, 1 (uma) unidade acessível)
Segundo Dilson Jatahy, presidente da ABIH Nacional, “somente entre 1% e 2% dos apartamentos são ocupados por pessoas com algum tipo de deficiência”. Porém, se considerarmos que nosso pais vem passando por uma grande transformação e está envelhecendo de forma mais rápida, essa acessibilidade ajudará a população mais idosa a adaptação de novos locais.
Todas as novas construções precisarão adotar todos os meios de acessibilidade, e os hotéis que já se encontram em funcionamento, necessitam de adequação, construindo rotas acessíveis e modificando seus dormitórios e banheiros para receber todos os hóspedes que possuem mobilidade reduzida.
No Brasil, um hotel no Rio de Janeiro, localizado próximo à praia do Flamengo, o Petit Rio Hotel, em um ótimo exemplo de um empreendimento novo que atende a todas as necessidades de acessibilidade. Inaugurado em novembro de 2016, o hotel possui quartos com portas maiores, guarda-roupas acessíveis e banheiros dentro das normas para receber todos os tipo de pessoas com mobilidade reduzida.
Por estar de acordo com as lei de acessibilidade, este hotel acaba sendo um diferencial e uma referência em seu segmento, pois consegue receber pessoas com necessidades especiais, idosos com mobilidade reduzida e pessoas que estão temporariamente impossibilitadas de se locomover.
Portanto, uma adaptação para acessibilidade deverá ser efetuada por todos os empreendimentos do setor hoteleiro que ainda não a possuem.
A OrionLift possui uma equipe de especialistas capazes de entender as necessidades dos clientes e oferecer a melhor solução para seu empreendimento. Tanto para plataformas elevatórias ou elevadores de acessibilidade, a OrionLift efetua a instalação, manutenção e modernização do equipamento prezando sempre pela segurança e conforto do passageiro.
Os equipamentos comercializados pela OrionLift garantem aos seu empreendimento a certeza e mobilidade ]á todos os usuários.
Sempre que precisar de um especialista na área, entre em contato conosco através do nosso telefone ou acessando nosso site https://orionlift.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e sobre os produtos que comercializamos.
Orion Lift, com você em todas as direções.