ELEVADOR HIDRÁULICO

Elevador Hidráulico

O elevador hidráulico é um equipamento movido por um pistão hidráulico onde uma bomba eletro-hidráulica injeta o fluido em um pistão dentro de um cilindro fazendo a cabina se deslocar.

Em comparação com um sistema elétrico, os elevadores hidráulicos são mais acessíveis para instalação, mais acessíveis na manutenção, melhores para o transporte de cargas pesadas e é um equipamento encontrado, em sua maioria, em edifícios pequenos (de até 5 pavimentos).

Onde é indicado instalar um elevador hidráulico?

Esse tipo de elevador é indicado para imóveis que não dispõem de casa de máquinas. Tanto painel de comando quanto a central hidráulica poderão ser instalados em qualquer pavimento que possua uma distância de aproximadamente 10 metros do elevador ou na própria caixa de corrida do elevador.

O elevador hidráulico economiza energia?

O elevador hidráulico é um equipamento que garante conforto e economia de energia, uma vez que o motor elétrico, contido no equipamento, somente é acionado no momento da subida (a descida é realizada pela força da gravidade).

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, é possível efetuar a instalação, desde que o elevador atenda às normas vigentes.

Antes da instalação, é necessário um estudo do local a fim de verificar qual o melhor equipamento para o empreendimento.

Sim, o Decreto Federal Nº 5.296/04 determina que todos os edifícios comerciais ofereçam acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Visando atender as normas técnicas, para verificar qual elevador melhor atenderá suas necessidades, é necessário estar atento para seis requisitos:

  • Capacidade e tamanho;
  • Percurso ou desnível;
  • Acessibilidade;
  • Adequação civil;
  • Utilização (passageiros, carga, acessibilidade, maca ou leito);
  • Casa de máquinas.

As normas técnicas determinam que o aparelho de transporte vertical varia de acordo com o desnível que irá atender.

Esses aparelhos variam de plataformas abertas, enclausuradas ou elevador de acessibilidade.

Os elevadores possuem normas específicas que regulamentam a capacidade de carga de acordo com o tamanho da cabina.

Caso o modelo escolhido não tenha uma Norma específica, obrigatoriamente deverá atender a Norma para elevadores de passageiros, NM 267.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Elevadores
Elevadores

Elevadores devem atender a NBR 5665

No momento de escolher um elevador para sua obra, é essencial que seja feita uma análise a qual tipo de empreendimento ele se enquadra, para que o dimensionamento dos equipamentos seja feito corretamente, garantindo assim um bom fluxo de passageiros, além de seu conforto e

Leia Mais »
Manutenção de elevadores
Elevadores

Os benefícios da manutenção corretiva e preventiva de elevadores

Os elevadores são feitos para garantir conforto, bem-estar e facilidade de locomoção diária para os usuários tanto de condomínios residenciais quanto comerciais. Entretanto, um elevador que apresenta defeitos ou panes durante o trajeto, acabam deixando a desejar nesses quesitos, exigindo portanto que seja realizada com

Leia Mais »
Manutenção de Elevadores
Elevadores

Você sabe quantas peças um elevador possui?

Como sempre mencionamos, o elevador é um dos meios de transporte mais utilizados diariamente. A vida agitada das pessoas e o sobe e desce nos prédios comerciais e residenciais com certeza não deixam nem tempo para que as pessoas pensem em como os elevadores são

Leia Mais »