Ter um elevador em prédios comerciais não é um luxo e sim uma necessidade.
Juntamente com o desenvolvimento da engenharia civil, onde tornou-se possível a construção de edifícios mais altos, como o Kingdom Tower em Dubai, foi inevitável a modernização e eficiência dos elevadores, para acompanhar tal crescimento.
Tendo em vista este progresso da engenharia, a maior preocupação dos administradores, síndicos e afins, é um edifício deste porte apresentar um elevador com mal funcionamento ou até mesmo uma pane geral em seus sistemas.
Com o intuito de minimizar os problemas com os elevadores e até mesmo diminuir o tempo de ação para solução de problemas, algumas administradoras optam pela contratação de funcionários que fiquem dentro dos empreendimentos, contribuindo assim para sanar os problemas rapidamente.
Faz alguma diferença ter uma equipe contratada?
Levando-se em conta a prevenção, manutenção e agilidade no serviço, existem avaliações que deverão ser feitas. Neste caso, uma equipe deve ser contratada quando:
Os elevadores apresentarem uso contínuo, quase sem descanso. Quando temos equipamentos de uso contínuo eles praticamente trabalham sem pausa e, por mais bem cuidados que estejam, o desgaste é inevitável. Estes desgastes podem ser por uso contínuo, redução (extremamente leve) de precisão ou velocidade e as vezes até superaquecimento dos componentes. Este contratempo pode ser resolvido, muitas vezes, de forma simples como uma manutenção preventiva e até mesmo uma lubrificação dos componentes.
A quantidade de elevadores x pessoas x andares é superior ao estimado no projeto. No planejamento do empreendimento, é feito um cálculo a fim de saber a melhor quantidade de elevadores para a relação elevador x pessoa x andar, porém o edifício pode ser preenchido por ambientes comerciais de alto fluxo de pessoas, que não foram previstos no projeto inicial. O cálculo feito pelo engenheiro provavelmente previu até 2 elevadores em pane, garantindo o bom fluxo de pessoas no empreendimento, porém quando o tipo de comércio provoca tem um alto grau de circulação, elevadores com defeitos podem provocar filas e congestionamentos desagradando aos usuários.
Não confunda um dia comum com um dia extraordinário (como o dia de um evento, por exemplo) como um parâmetro para dizer que seu elevador tem alto fluxo de pessoas.
Um ato como esse pode trazer prejuízo para a empresa. Mas em caso de eventos grandes e com alto fluxo de pessoas, há a possibilidade de contratação de uma empresa especializada que deixará seus técnicos de prontidão para qualquer eventualidade durante o evento.
Se ainda estiver em dúvida…
Um técnico à disposição em seu empreendimento é um excelente negócio. A tranquilidade em saber que existe uma pessoa 24h por dia disponível cuidando das manutenções, ajudando a garantir o bom funcionamento dos equipamentos e prevenindo problemas futuros evita gastos demasiados para o edifício.