Com as férias se aproximando, é muito comum que tanto moradores quanto síndicos deem mais importância à área externas dos condomínios do que as áreas internas, pois acreditam que as crianças ficarão mais tempo nelas.
Porém se esquecem de que o maior fluxo de pessoas, principalmente de crianças, nas férias, está concentrado nos elevadores.
Então surge a seguinte pergunta: Já foi efetuada a manutenção preventiva nos elevadores de seu edifício este mês? Frente a tantos afazeres, a manutenção dos elevadores acaba ficando em segundo plano uma vez que, aparentemente, nenhum deles está com problemas ou com barulhos.
É ai que mora o perigo! Não é porque o elevador não está apresentando problemas que não deve ser efetuada a manutenção. Muitas vezes não sabemos que o problema existe mas ele está lá e, pode ter certeza que ele aparecerá no momento em u o elevador estiver sendo mais utilizado e que não poderá ficar parado por muito tempo.
Mas por que a manutenção preventiva é tão necessária? Bem, podemos listar algumas das vantagens de efetuar, mensalmente, a manutenção preventiva como o valor gasto que pode reduzir, consideravelmente, os custos com uma manutenção corretiva, uma vez que ela é capaz de evitar danos maiores a peças e componentes. É bom lembrar que, há momentos em que somente um aperto em um parafuso pode evitar danos mais graves além dos prejuízos que um equipamento deste porte, danificado, pode representar.
A fim de garantir a segurança, qualidade e integridade dos equipamentos, os técnicos seguem protocolos de verificação onde são observados:
- Nível de ruído dos equipamentos;
- Qualidade de viagem;
- Tempo de viagem;
- Estado e lubrificação de trilhos;
- Estado dos cabos de aço;
- Nível de óleo de caixas de engrenagens;
- Nível de aquecimento e estado de todo o cabeamento elétrico e eletrônico;
- Estado dos equipamentos;
- Estado de polias, correias, correntes, cremalheiras e rodas dentadas (em alguns equipamentos);
- Nível de fluídos hidráulicos (em alguns equipamentos).
Como sabemos, apesar de parecerem iguais, cada equipamento é único tanto pela sua instalação quanto por sua utilização, portanto, cada técnico deverá avaliar e detectar todos os pontos que deverão ser vistoriados.
Não pense que a presença de um técnico fará com que sejam gastas fortunas em peças, reparos e componentes, muito pelo contrário. Um técnico, responsável pela manutenção preventiva é capaz de localizar possíveis defeitos antes mesmo que eles apareçam, permitindo assim que se tenha um tempo hábil para programar as substituições de peças, lubrificações dos componentes e informando a urgência de reparos somente do que for realmente necessário.
Devido a isso, a OrionLift conta com profissionais qualificados que realizam a vistoria em seu equipamento, garantindo assim a segurança e o conforto no transporte de pessoas, bem como a qualidade e agilidade nos serviços prestados.
Entre em contato com a OrionLift e solicite já uma vistoria para a manutenção preventiva de seu equipamento.
OrionLift, com você em todas as direções.