Uma obrigação de todo e qualquer edifício que contenha elevadores é efetuar a manutenção periódica dos elevadores para evitar problemas.
Por trás de todo elevador enguiçado existe um usuário irritado e consequentemente reclamações ao responsável pelo edifício.
E esta situação pode ainda ser pior se envolver idosos ou pessoas que possuem mobilidade reduzida, principalmente em condomínios.
Nesta situação, podemos perceber que a falta de um contrato de manutenção de elevadores acarretará vários contratempos aos usuários inclusive, a taxa condominial que ficará mais elevada se uma manutenção tiver que acontecer.
Não fazer a manutenção preventiva dos elevadores é desrespeitar aqueles que estão sendo transportados.
De acordo com a legislação, desde 2006, o município de São Paulo exige a emissão anual obrigatória do Relatório de Inspeção Anual de Elevadores (RIA) via internet. Esta norma está regulamentada pela Portaria 01/2006, do Departamento de Controle de Uso de Imóveis (Contru), definindo os procedimentos necessários a sua emissão via internet e atendendo ao Decreto 47.334/06 e à Lei n° 10.348, de 4 de setembro de 1987 (alterada parcialmente pela Lei 12.751, de 4 de novembro de 1998).
O que é possível evitar com a manutenção de elevadores.
Para saber os possíveis problemas que podem acontecer pela falta de manutenção de elevadores, basta pensar em todos os defeitos que um elevador pode provocar. Abaixo listamos alguns:
- Prisão involuntária dos usuários;
- Problemas no transporte de pessoas como trepidações e paradas bruscas;
- Reclamações dos moradores e usuários;
- Dificuldade em transportar materiais;
- (o pior) Acidentes que possam causar ferimentos ou morte de passageiros.
Para evitar possíveis dores de cabeça, pela falta de manutenção de elevadores, basta contratar uma empresa de manutenção idônea, que comprove a qualidade em seus serviços, que apresente toda a documentação necessária e, o melhor, cobrando um preço justo para efetuar o serviço.
Cuidado…
Muitas empresas de manutenção de elevadores acabam se aproveitando da falta de conhecimento, tanto do síndico quanto dos usuários, e cobram por serviços desnecessários, elevando assim, o valor a ser pago.
Esta é uma grande preocupação dos síndicos e administradores de condomínio, pois influencia diretamente no valor que os moradores precisarão pagar ao condomínio, acarretando, muitas vezes, em atrasos, reclamações e até mesmo inadimplências.
A OrionLift pode esclarecer suas dúvidas com relação às manutenções de elevadores efetuadas em seu condomínio.
Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma visita técnica.
OrionLift, com você em todas as direções