A reforma do elevador é necessária?

Se você acha que efetuar a manutenção do elevador de seu condomínio ou residência não é necessária, leia este artigo.

Em 30 de janeiro de 2019, em Fortaleza, uma agente sanitária morreu ao cair do 6° andar no fosso do elevador. Além do alerta quanto aos cuidados para ingressar no equipamento – “Antes de entrar verifique se o elevador encontra-se parado no andar”, o que mais chama a atenção é com relação à necessidade de fiscalização das condições de manutenção dos elevadores.

De acordo com o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o último atestado de manutenção do elevador, registrado por um profissional do Crea, foi em 2017.

Por que é tão importante efetuar a manutenção dos elevadores?

A vistoria nos elevadores é necessária para atestar as condições de conservação, estabilidade e segurança dos prédios.

Em São Paulo

O município de São Paulo exige, desde 2006, a emissão anual obrigatória do Relatório de Inspeção Anual de Elevadores (RIA), mas muitos síndicos ainda têm dúvidas se devem ou não efetuar esta vistoria.

A norma está regulamentada pela Portaria 01/2006, do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), que define os procedimentos necessários para sua emissão, além de atender ao Decreto 47.334/06 e à Lei n° 21.751 de 4 de novembro de 1998.

É importante saber…

Tanto a elaboração quanto a emissão do RIA são de responsabilidade da empresa de conservação dos elevadores.

Manutenção preventiva e sua importância

O síndico do condomínio deve sempre estar atento à qualidade da manutenção do elevador, bem como se a empresa emite, de maneira correta, o relatório. O RIA descreve a situação do elevador ao Contru possibilitando saber se o equipamento está em boas condições de operação ou quais são os serviços necessários para que seja efetuada uma melhoria no elevador.

Manutenção de Elevadores

O que é o RIA?

Pode-se dizer que o RIA é uma espécie de “atestado de saúde” do elevador. Ele é um documento emitido após a vistoria minuciosa dos elevadores, pelas empresas conservadoras conforme os procedimentos indicados na legislação do Ria On Line.

O que acontece de fato?

Infelizmente, o que mais encontramos, são empresas fazendo o RIA de forma meramente burocrática, somente para “cumprir protocolo”. Em muitos casos, quem faz a inspeção dos elevadores são os técnicos e o engenheiro apenas assina o laudo que é enviado pela internet à Prefeitura. Por esse motivo, é necessário que um profissional habilitado e especializado efetue a inspeção.

O Ria é o resultado desta vistoria, que deve ocorrer 1 vez ao ano, normalmente, na mesma data do contrato de manutenção, ou na troca da empresa conservadora.

Você sabe se o seu condomínio possui o RIA? Lembre-se que ele é a sua garantia de segurança dentro do elevador.

Se você possui dúvidas com relação à vistoria ou precisa de um novo documento, entre em contato com um de nossos consultores e solicite a inspeção do seu elevador.

Uma manutenção, quando é bem feita, garante a sua segurança e de todos que estão ao seu redor.

OrionLift, com você em todas as direções.

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp