Close

março 17, 2020

Coronavírus: dicas para a higienização e limpeza dos elevadores

Estamos passando por um período difícil devido à fácil e rápida propagação do Coronavírus.

Agora, mais do que em qualquer outro momento, todo cuidado é pouco e a prevenção é o melhor remédio.

Esta semana, por decisão do governo, escolas públicas e particulares estão fechando suas portas até segunda ordem, empresas estão solicitando que seus funcionários trabalhem em casa, restaurantes estão fazendo mais delivery do que reservas em ambientes físicos.

Estamos sendo “forçados” a parar e cuidar um pouco melhor, de nós e do próximo. Mas como fazer quando moramos em condomínios, onde existem espaços de circulação coletiva como academias, piscinas, elevadores, entre outros.

Vamos falar, especificamente, sobre os elevadores.

Como devemos proceder se a contaminação do vírus se dá através do contato com superfícies contaminadas e do ar?

Como já sabemos, as recomendações para se prevenir contra o Coronavírus são: lavar as mãos regularmente com água e sabão, cobrir com lenço de papel nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar superfícies como corrimões, barras de apoio em metrôs e ônibus, bem como maçanetas, puxadores, móveis, manter-se a um metro de distância de pessoas doentes. Mas, e em um elevador?

Bem, aqui a recomendação é a limpeza e a não proximidade das pessoas. Como temos que tocar constantemente nos botões e interiores dos elevadores, é necessário que seja efetuada uma limpeza mais “severa” nesses ambientes.

Outra dica importante para esse período de quarentena é evitar um grande número de usuários, ao mesmo tempo, dentro da cabina. Este numero deve ser de, no máximo 2 passageiros e estes devem permanecer afastados um do outro.

Como limpar o elevador de maneira correta, sem danificá-lo?

A limpeza correta do elevador.

Como sabemos, o elevador é um local de uso comum, que possui um enclausuramento, sem saída de ar, portanto, não é só o “pessoal da limpeza” que deve ter a responsabilidade de deixá-lo limpo.

Todos devem evitar que qualquer tipo de lixo ou resíduo seja deixado na cabina, principalmente líquidos, que podem escorrer, danificando os componentes eletrônicos contidos no equipamento comprometendo a integridade do elevador e a segurança dos passageiros.

Para que a limpeza do elevador seja efetuada da maneira correta, é importante limpá-lo com água morna e detergente neutro, e em seguida secar a superfície com um pano macio, evitando assim o aparecimento de manchas.

As soleiras podem ser limpas com um aspirador de pó, os vidros e espelhos com limpa-vidros.

Produtos próprios para limpar inox também podem ser utilizados, uma vez que estes garantem o brilho por mais tempo. Produtos químicos agressivos ou abrasivos não devem ser utilizados.

Para auxiliar na prevenção contra o Coronavírus, é importante fazer a assepsia das botoeiras do elevador, a cada 1 hora, com um pano embebido em álcool isopropílico e sempre utilizar álcool gel nas mãos a fim de evitar a propagação do vírus em seu corpo.

Uma dica importante é deixar um dispenser com álcool gel dentro do elevador. Desta forma as pessoas poderão manter suas mãos sempre limpas.

Ah, e para aqueles que moram nos andares mais baixos, o que acham de começar uma maratona de exercícios? Ao invés de usar o elevador, dê preferência às escadas. Além de ser mais saudável te fará ficar em forma.

Aqui é possível ver um infográfico sobre o novo ciclo do Coronavírus, elaborado e divulgado pelo portal G1. (para visualizar o gráfico clique aqui)

O que estamos fazendo.

A OrionLift também está lutando para que a propagação do vírus diminua e que as pessoas consigam voltar, em pouco tempo, para suas atividades normais.

OrionLift, com você em todas as direções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp