Elevador Residencial

Cuidados Importantes na Manutenção de Elevadores Residenciais

Resultado de imagem para elevador residencialHá bem pouco tempo atrás os elevadores residenciais eram itens vistos como artigos de luxo afinal, somente aqueles que tinham casarões e muito dinheiro conseguiam ter esse precioso equipamento dentro de casa. Porém, hoje em dia tudo está diferente, e com o aparecimento de novas tecnologias e a faixa etária elevada da população este item, que antes era visto como luxuoso, está se fazendo cada vez mais necessário, levando as pessoas a solicitarem a instalação em suas residencias.

Porém, não é qualquer empresa que efetua esse tipo de instalação. É importante estar atento e efetuar uma pesquisa com as empresas que instalam esse equipamento, afinal de contas, o mais importante não é só seu bolso e sim a sua segurança.

Antes de sair comprando um elevador para sua residência, preste muita atenção com o espaço onde o elevador será instalado. Na fase de obras é primordial que você tome alguns cuidados para que não tenha problemas posteriores. Neste caso, o tamanho do espaço necessário para a instalação dependerá da tecnologia do equipamento e do modelo escolhido, por isso é sempre importante verificar essas informações com o fabricante antes de iniciar a sua obra.

Caso esse passo não seja efetuado, é muito provável que você tenha que fazer alterações estruturais em sua obra, encarecendo o seu projeto e colocando em risco a segurança para a instalação do equipamento.

Os elevadores residenciais não são todos iguais e é importante que você saiba a diferença entre eles para que consiga encontrar aquele que seja mais adequado às suas necessidades.

Dentre os tipos de elevadores residenciais, os mais comuns são:

  • Hidráulicos: Eram os únicos que permitiam reduzir o espaço destinado à casa de máquinas e também que contavam com o recurso de resgate, no caso de quedas de energia. Porém, com o tempo, outras tecnologias surgiram e estes modelos começaram a cair em desuso;
  • À Vácuo: Este tipos de elevadores residenciais começaram a ser comercializados no final da década de 90, utilizando a sucção do ar para criar uma diferença de pressão fazendo com que o equipamento suba; Já a descida é feita pela força de gravidade;
  • Elétricos: Este tipo de elevador não necessita de casa de máquinas, o que torna a instalação bem mais prática e adaptável a vários projetos. Além disso, o uso de inversores de frequência permite maior suavidade na viagem e precisão nas paradas.

Resultado de imagem para elevador residencial

 

A segurança e a vida útil dos elevadores residenciais dependem da forma como as pessoas fazem uso do equipamento. E para que ele se mantenha seguro é necessário que algumas medidas sejam tomadas como:

 

  • não apertar o botão de chamada mais de uma vez;
  • sempre verificar se o elevador se encontra  parado no piso antes de entrar;
  • não forçar o fechamento da porta;
  • não bloquear o fechamento da porta;
  • não permitir que crianças brinquem no elevador;
  • não ultrapassar o limite máximo de carga permitido;
  • se o elevador estiver travado, não forçar a abertura da porta.

Resultado de imagem para manutenção elevador residencial

Para garantir ainda mais a segurança dos elevadores residenciais é necessário realizar as manutenções no tempo estipulado. Infelizmente, muitas pessoas, ao calcularem os custos com os elevadores, somente lembram da aquisição e instalação do equipamento, se esquecendo que eles também necessitam de manutenções periódicas.

As manutenções são importantes pois garantem que a degradação do equipamento e das peças não coloquem em risco a segurança dos usuários.

É importante sempre atrelar os serviços de manutenção com os de inspeção, pois assim você garantirá mais segurança e durabilidade em seu elevador residencial.

Combinando os serviços de manutenção com o de inspeção, é possível evitar que pequenos problemas não observados anteriormente acabem se tornando graves com o passar do tempo.

A inspeção do elevador sempre deverá ser feita pela equipe de manutenção e é extrema importância que lhe seja entregue um relatório de todos os itens analisados, desta forma você terá certeza que seu elevador estará em perfeito estado e saberá exatamente o que foi executado nele.

Um detalhe muito importante é, sempre que for comprar um elevador ou contratar uma empresa de manutenção verifique, analise as informações da empresa, veja quanto tempo ela está atuando no mercado, verifique a experiência e o know how dos técnicos, a disponibilidade de peças para reparos e se possui assistência 24 horas.

Contratar uma empresa idônea é o passo mais importante para garantir que seu elevador residencial tenha alta durabilidade e lhe garanta conforto e segurança no transporte.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre este tema? Então acesse nosso catálogo e encontre o modelo ideal para sua residência.

OrionLift, com você em todas as direções.

 

 

 

 

 

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp