Laudos de Segurança

Laudos de segurança, seu condomínio possui?

Uma Blitz efetuada no interior de São Paulo mostra que muitos condomínios operam sem nenhuma segurança aos usuários.

Será que seu condomínio se importa com a sua segurança?

Esta semana, uma notícia chocou empresas e condomínios no interior de São Paulo. De acordo com o portal G1, uma fiscalização efetuada em 80 condomínios de prédios em Piracicaba mostrou que 71% deles não possuem o laudo que garante a segurança das instalações elétricas necessárias.

Além deste fato, 37% dos condomínios vistoriados não apresentam nenhum parecer sobre a estanqueidade do gás canalizado e, pasmem, 30% não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A ausência de toda essa documentação é passível de multa.

Síndico também tem sua responsabilidade.

Sim, todo síndico de um edifício tem suas responsabilidades perante os equipamentos e os usuários.

O síndico é o responsável por solicitar e administrar os laudos que garantem a segurança dos condôminos, bem como a saúde dos equipamentos, porém, pode acontecer um desencontro de informações, principalmente quando o síndico depende da administradora de seu condomínio. Neste caso, ele poderá ser prejudicado se não tiver uma assessoria correta com relação aos documentos que garantem a segurança dos passageiros.

Em um condomínio, todos devem saber e conhecer as obrigações em segurança para que os gastos com manutenções e modernizações dos equipamentos sejam aprovados e não uma surpresa no final do mês.

Veja também:
Segurança é coisa séria, então cuide da manutenção dos elevadores
Em São Paulo, o RIA é obrigatório

O necessário

É importante ressaltar que os condomínios devem ter alguns laudos, não somente dos elevadores, a fim de garantir a segurança de todos, como:

  • Laudo das Instalações Elétricas – Que identifica se as instalações elétricas efetuadas estão de acordo com as normas técnicas brasileiras;
  • Laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas (SPDA) – A ausência deste laudo mostra que o condomínio não possui nenhuma garantia de proteção contra queda de raios;
  • Laudo de Estanqueidade do Sistema de Gás Canalizado – Este laudo deve apontar que não existe nenhum vazamento de gás desde o ponto de captação até o uso nos apartamentos;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – Este representa a segurança de prevenção e combate a incêndios;
  • Laudo de Manutenção dos Elevadores – Laudo que garante o funcionamento do elevador após reparo ou troca de peças;
  • RIA (Relatório de Inspeção Anual) – Obrigatório por lei desde 2006, o RIA deve ser emitido anualmente atestando a segurança do elevador.

É importante manter todos os documentos atualizados periodicamente para que, em caso de vistorias ou problemas com qualquer um dos equipamentos, seja possível recorrer sem prejuízos ao condomínio.

Uma boa manutenção e emissão de relatórios

A OrionLift é uma empresa comprometida com a integridade dos equipamentos vistoriados e segurança de seus usuários, por esse motivo mantém uma equipe técnica altamente qualificada capaz de atender urgências 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A empresa também realiza manutenções periódicas e emite o RIA para que seu condomínio fique dentro das Leis.

Solicite uma avaliação, sem compromisso, em seu elevador e comprove a qualidade e eficiência de nossa equipe.

OrionLift, com você em todas as direções.

 

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp