O que você deve saber para cuidar dos Elevadores?

 em Elevadores, Manutenção de elevadores

Todo elevador existente em São Paulo necessita não somente de manutenções preventivas e periódica, mas também de um importante documento, o RIA (Relatório de Inspeção Anual). O que você sabe sobre ele?

O que é o RIA?

RIA é a sigla para Relatório de Inspeção Anual, e é um documento que deve ser emitido por uma empresa conservadora de elevadores, após a vistoria minuciosa em cada um dos aparelhos, conforme procedimentos indicados na Legislação do RIA ON LINE.

O RIA é o documento que atesta as condições de operação dos elevadores. Ele indica as condições de funcionalidade e segurança dos equipamentos. Este documento deve ser assinado pelo engenheiro responsável pela empresa de elevadores, que deve ter seus registros junto ao CREA e Contru 5 – Divisão Técnica de Manutenção de Equipamento de transporte vertical e horizontal vinculada ao Departamento de Controle do Uso de Imóveis, da Prefeitura de São Paulo.

No município de São Paulo, o RIA é exigido desde 2006, porém, muitos síndicos ainda têm dúvidas quanto à emissão e elaboração do documento.

Através do programa RIA On Line, é possível efetuar o preenchimento do relatório via internet. Para isso, os condomínios devem solicitar às empresas de conservação uma cópia, em papel, do RIA e fixa-la no quadro de avisos do condomínio. Desta maneira, os condôminos saberão que os elevadores estão de acordo com a legislação e são mantidos por uma empresa idônea. Caso a empresa não entregue o RIA no prazo, o condomínio será notificado pela Prefeitura. Atrasos na emissão do RIA rendem multas de 250 unidades Fiscais de Referência (Ufirs) aos condomínios – conforme descrito na Lei 12.751/98.

Quando a vistoria deve ser feita?

A vistoria deve ser efetuada quando o contrato de manutenção completar um ano, ou na troca da empresa conservadora dos elevadores.

Se o elevador estiver com sua manutenção em dia, a emissão do Ria não será problema, porém, se o equipamento possuir alguma pendência em relação aos itens de segurança, o RIA pode ser utilizado pela empresa de manutenção inclusive como forma de “pressão”, para que o síndico aprove orçamentos enviados anteriormente.

A manutenção do elevador é necessária?

Muitas vezes, orçamentos ficam pendentes não pela falta de verba, mas sim pela falta de informação do síndico com relação ao serviço prestado pela empresa de conservação. A empresa deve alertá-lo sobre os riscos que representam a falta de manutenção de elevadores aos usuários.

A OrionLift é uma empresa que atua com a manutenção e modernização de elevadores. Possui, em seu quadro de funcionários, especialistas capazes de prosseguir com a emissão do RIA para o seu condomínio.

Sustentabilidade: Elevador, o seu aliado na redução de custos

Não deixe os moradores irritados pela falta de manutenção dos elevadores. Solicite hoje mesmo a presença de um dos nossos técnicos e peça uma vistoria em seu equipamento. Ela será a sua garantia de um elevador mais eficiente e sem problemas no trajeto.

OrionLift, com você em todas as direções.

Recommended Posts
WhatsApp Chat
Mandar Whatsapp