Close
Elevador Inflavel

Quantos elevadores são necessários em um condomínio?

Para que um empreendimento seja bem sucedido, necessita de um ótimo sistema de transporte vertical. Quantas pessoas já não ficaram irritadas ao se atrasarem para seus compromissos devido às longas filas dos elevadores, nos edifícios que possuem um ou dois equipamentos. Mas você sabia que existe uma norma técnica que indica quantos elevadores são necessários em um condomínio?

A escolha de um elevador depende diretamente do tipo de edifício em que ele será instalado, seja ele residencial ou comercial. Tendo por base a Norma Técnica ABNT NBR 5665, onde são informados os seguintes dados: Capacidade interna da cabina; Velocidade de deslocamento do elevador; Tipo de portas e Número de elevadores que devem ser adequados a cada tipo de empreendimento, é possível efetuar o Cálculo de Tráfego nos Elevadores.

Segundo as normas, um elevador deve ser capaz de transportar de 6% a 15% da população total de um edifício em 5 minutos, portanto, o fator determinante do tamanho e velocidade do elevador é exatamente o cálculo de tráfego.

Por exemplo, se é um prédio de dez andares, com 40 apartamentos de três quartos cada, a norma contabiliza cinco pessoas em cada imóvel, se forem dois quartos, são calculadas quatro pessoas e assim sucessivamente.Desta forma, é possível medir a população de um empreendimento, determinando quantos elevadores serão necessários, qual a capacidade de cada um e sua velocidade ideal. Depois de especificado, inicia-se o processo de aprovação junto à prefeitura do município.

Em São Paulo, o projeto de instalação de elevadores deve ser aprovado pela prefeitura, baseado nos dados da Norma Brasileira NBR 5665 – Cálculo do Tráfego nos Elevadores. Cada cidade possui uma política diferente .com relação à instalação de elevadores, mas todas devem seguir a norma. O único Estado diferente é o Rio de Janeiro que possui um órgão específico da prefeitura somente para elevadores.

Além da Norma Brasileira NBR 5665 – Cálculo do Tráfego nos Elevadores, existe também a Norma NBR NM 207 – Elevadores Elétricos de Passageiros – Requisitos de Segurança para construção e instalação, e a NBR 5666 – Elevadores Elétricos Terminologia. Porém é necessário verificar se existem outros Códigos de Postura Municipais, pois estes podem variar de acordo com cada cidade.

É importante estar atento às normas exigidas para que não existam confusões no decorrer da obra, pois se houverem desacordos, e isso for constatado, a construtora pode ser obrigada a indenizar as pessoas que efetuaram a compra dos imóveis.

Para que você não tenha problemas com relação à sua obra, procure uma empresa responsável, parceira, que possa colaborar com seu projeto lhe auxiliando em todas as etapas da instalação do elevador.

A OrionLift é uma empresa com padrões rigorosos de qualidade, segurança e agilidade e que auxilia seu cliente sempre que necessário.

Entre em contato e solicite um orçamento.

OrionLift, com você em todas as direções.

 

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp