Close
Segurança em elevadores

Segurança em elevadores durante as férias de julho deve ser redobrada

Quando chega o mês de julho é uma alegria para a criançada e um “leve desespero” para os pais. Durante a época das férias, a circulação dos pequenos nos elevadores dos condomínios é bem maior e a preocupação dos pais e responsáveis também, uma vez que a segurança dos baixinhos é a que está em pauta.

Uma boa conversa com as crianças

O elevador é um dos meios de transportes mais seguros, porém é necessário utilizá-lo de forma correta e consciente sempre respeitando seus limites. Nesta época do ano, uma boa alternativa é que os pais conversem com seus filhos sobre a correta utilização dos elevadores, e o que deve ser feito no caso de uma paralização. Esta é uma atitude muito importante para conscientizar as crianças desde cedo, de que o elevador não é um brinquedo e que para garantir o seu bom funcionamento, é necessário seguir algumas dicas importantes para garantir segurança e tranquilidade no sobe e desce dos elevadores durante o período de férias.

Dicas de segurança em elevadores para as crianças

Em primeiro lugar é importante ressaltar que as crianças não devem andar sozinhas nos elevadores, principalmente crianças menores de 10 anos de idade, uma vez que caso ocorra uma pane, elas não possuem maturidade suficiente para contornar a situação. De qualquer maneira, caso ocorra a pane com tais crianças, os adultos devem orientá-las a permanecerem afastadas da porta do elevador durante o tempo que estiverem dentro da cabina.

As brincadeiras como pular, balançar, forçar as portas de elevadores ou segurá-las, apertar vários botões ao mesmo, são atitudes que jamais devem ser praticadas, visto que tais comportamentos poderão causar problemas no funcionamento do elevador, aumentando a probabilidade de uma paralização.

Por outro lado, os pais devem sempre alertar as crianças que caso haja falta de energia, ou ainda um defeito no elevador, o equipamento poderá ficar parado por alguns instantes, ou até mesmo horas. Neste caso, as crianças deverão manter a calma e tranquilidade e aguardar por socorro dentro da cabina do elevador, pois o local é seguro.

Atenção: as crianças devem ser muito bem instruídas a nunca tentarem sair sozinhas de dentro do elevador, principalmente se ele estiver parado entre dois andares, pois se o elevador voltar a funcionar de repente, o risco de haver um acidente fatal é muito grande. Outro fator importante é que as crianças não nunca devem forçar a porta de elevador para tentarem sair. Em uma situação como esta, o mais seguro a ser feito nessa situação é aguardar pela ajuda de um profissional qualificado e autorizado para realizar o resgate das crianças e pessoas.

Outras dicas de segurança em elevadores para crianças e adultos:

  • Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se parado naquele andar;
  • Não aperte várias vezes o botão de chamada, isso não fará o elevador chegar mais rápido até você;
  • Não acione mais de um elevador ao mesmo tempo;
  • Sempre que for entrar ou sair do elevador, verifique se a cabina está totalmente parada e alinhada ao andar evitando assim tropeços e quedas;
  • Aguarde a abertura total da porta do elevador para entrar ou sair da cabina;
  • Nunca tente apressar a abertura ou fechamento das portas com as mãos;
  • Não atrase ou adiante o fechamento normal das portas;
  • Caso ocorra uma pane ou falta de energia elétrica no edifício e o elevador parar, mantenha a calma e tranquilidade dentro da cabina, não tente sair sozinho;
  • Caso fique preso dentro da cabina, aguarde a chegada de ajuda de um técnico especializado;
  • Em caso de incêndio, utilize sempre as escadas. Caso esteja dentro do elevador no momento do incêndio, desça no andar mais próximo e utilize as escadas;
  • Nunca fume dentro da cabina;
  • Tenha sempre muito cuidado com líquidos dentro na cabina, pois eles podem cair e escorrer para o poço do elevador danificando equipamentos eletrônicos que poderão ocasionar um curto circuito no equipamento;
  • Não exceda a carga máxima estipulada pelo fabricante;
  • Não permita que as crianças pulem dentro dos elevadores, isso pode prejudicar o funcionamento do equipamento e danificar seus cabos de sustentação;
  • Não use a casa de máquinas do elevador como depósito de materiais que não estejam relacionados à manutenção de elevadores;
  • Para síndicos ou zeladores: tenha sempre a chave da casa de máquinas guardada e verifique periodicamente se a porta, que deve permanecer sempre trancada, não está violada. Essa chave deve ser utilizada somente pelos técnicos de manutenção de elevadores ou pelo Corpo de Bombeiros.

Além de todos os cuidados citados acima para garantir a segurança das crianças e moradores dos condomínios, é muito importante que os edifícios residenciais efetuem periodicamente a manutenção de elevadores, a fim de evitar transtornos e gastos excessivos no futuro.

Sempre que estiver com dúvidas quanto à manutenção, modernização, aquisição ou troca de seu equipamento entre em contato com uma empresa idônea, que disponha de uma equipe técnica especializada e que possa auxiliá-lo da melhor maneira em todas as questões.

A OrionLift Elevadores possui uma equipe técnica altamente capacitada para atender aos mais diversos tipos de equipamentos instalados em empresas, industrias, residências, edifícios, entre outros. Nossos técnicos estão disponíveis para atende-lo 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.

Entre em contato conosco e solicite uma visita.

Nós somos responsáveis pela segurança em elevadores com crianças.

OrionLift Elevadores, com você em todas as direções.

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

WhatsApp Chat
Enviar pelo Whatsapp