ELEVADOR DE ACESSIBILIDADE

Elevador de Acessibilidade

Um Elevador de Acessibilidade é a melhor opção para a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida em edificações residenciais ou públicas. Ele poderá ser utilizado por deficientes físicos, idosos, pessoas com mobilidade reduzida temporariamente, gestantes e pessoas com crianças pequenas.

Ideal para quem está em busca da melhor relação custo e benefício, o Elevador para Acessibilidade oferece alta economia, baixo impacto no projeto e facilidade na instalação.

Muito utilizado em edificações onde a plataforma elevatória não pode ser instalada, o Elevador de Acessibilidade passa a ser o produto mais requisitado. Atendendo integralmente e NBR 12.892, o Elevador para Acessibilidade possui todos os requisitos de segurança e qualidade exigidos.

O elevador pode ser utilizado para o transporte de pessoas e cargas?

O elevador possui seu uso restrito para acessibilidade, não sendo indicado para locais onde é exigido o cálculo de tráfego e/ou alto fluxo de pessoas.

Onde é possível instalar o elevador de acessibilidade?

O elevador foi desenvolvido para instalação em locais com desníveis de até 6,5 metros, onde a plataforma elevatória não pode ser utilizada.

Conheça os modelos de Elevadores para Acessibilidade comercializados pela OrionLift

Por que ter um elevador de acessibilidade?

Além de possuir tecnologia de ponta, o elevador de acessibilidade é um equipamento silencioso e preciso que atende todas as normas exigidas pela NBR 12.892.

Outra grande vantagem é que ele não necessita de uma casa de máquinas e ainda possui um baixo consumo de energia elétrica.

Quais as características de um elevador de acessibilidade?

O elevador possui teto com luminária e ventilador, botões auto iluminados, corrimão tubular pintado, piso antiderrapante, garantindo assim mais segurança aos usuários.

Qual a capacidade e o tamanho de uma cabina de elevador de acessibilidade?

Um elevador de acessibilidade tem capacidade para 225kg ou 3 pessoas. A cabina mede 0,90 x 1,30m e suas portas possuem altura de 2,10m. Para segurança, essa capacidade não poderá ser ultrapassada.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, é possível efetuar a instalação, desde que o elevador atenda às normas vigentes.

Antes da instalação, é necessário um estudo do local a fim de verificar qual o melhor equipamento para o empreendimento.

Sim, o Decreto Federal Nº 5.296/04 determina que todos os edifícios comerciais ofereçam acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Visando atender as Normas Técnicas, para verificar qual elevador melhor atenderá suas necessidades, é necessário estar atento para seis requisitos:

  • Capacidade e tamanho;
  • Percurso ou desnível;
  • Acessibilidade;
  • Adequação civil;
  • Utilização (passageiros, carga, acessibilidade, maca ou leito);
  • Casa de máquinas.

As Normas Técnicas determinam que o aparelho de transporte vertical varia de acordo com o desnível que irá atender.

Esses aparelhos variam de plataformas abertas, enclausuradas ou elevador de acessibilidade.

Os elevadores possuem Normas específicas que regulamentam a capacidade de carga de acordo com o tamanho da cabina.

Caso o modelo escolhido não tenha uma Norma específica, obrigatoriamente deverá atender a Norma para elevadores de passageiros, NM 267.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Acessibilidade

Acessibilidade, quando será para todos?

Andando pelas ruas é possível observar empreendimentos comerciais e residenciais com rampas de acesso, alguns até com plataformas elevatórias, mas, este cenário ainda está longe de se tornar ideal. Subir e descer escadas não é nada fácil, principalmente para uma pessoa que possui sua mobilidade

Leia Mais »
Acessibilidade

Acessibilidade em Ambientes Comerciais.

Para todos aqueles que possuem algum tipo de comércio, ter um espaço para acessibilidade é ideal. É importante poder atender a todas as pessoas que procuram os seus serviços, independentemente se tiverem alguma deficiência ou não. Mas, atender ao cliente, não será sua única vantagem.

Leia Mais »