A modernização de elevadores, falando de maneira grossa, é a substituição de peças de um elevador por peças mais novas que pode ser feita de forma gradual ou direta. Quando feito de forma gradual, é preciso seguir uma ordem, pois nem sempre – por exemplo – uma botoeira de modelo antigo é compatível com um sistema de gerenciamento novo e vice e versa. Então, não existem limites do que pode ser modernizado desde que seja seguido a ordem compatível para o seu equipamento definido pelo técnico.
Por que modernizar e não substituir?
A substituição de um equipamento por completo envolve uma complexidade logística além de paralisar um equipamento por um longo período, para locais que possuem apenas um equipamento, isso traz um transtorno para os usuários que você nem pode imaginar. Uma modernização é feita gradualmente, minimizando o período em que o equipamento fica totalmente parado (exceto em casos de modernização decorativa que dependendo, pode ser necessário a paralisação por um pouco mais de tempo). Aliado a isso, o custo total de uma substituição completa de um equipamento é bem mais elevado do que o custo de modernização, que pode ser adequado à realidade de cada empreendimento, além de poder ser realizado de maneira gradual.
Quais os benefícios de uma modernização?
Elevadores são equipamentos que dependendo do local não tem descanso e este tipo de equipamento de modelos antigos consomem mais energia. Um equipamento moderno, além de consumir menos energia por utilizar sistemas mais modernos e mais eficientes, diminuem o tempo até o elevador chegar ao andar pois só chama aquele elevador mais próximo, evitando que todos os elevadores se desloquem até um local por um único chamado todos de uma vez. Aliado a isso, temos o custo de manutenção que por serem peças mais modernas e encontradas com maior facilidade.
Os benefícios de uma modernização não para por ai, não estamos contando com os benefícios de bem estar provocado ao usuários por um equipamento limpo, funcional e bonito. O custo x benefício deste tipo de trabalho tornam a modernização a melhor escolha para quem tem um elevador antigo e que já não atende mais a seu uso ou que já representa um custo elevado ao empreendimento.