Você sabia que a maioria dos condomínios ainda não cumprem as normas de acessibilidade?
De acordo com o Censo do IBGE de 2010, aproximadamente 45 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência sendo, desta maneira, mais do que necessária uma adequação da sociedade para este “problema”.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor exigir que todas as normas técnicas sejam atendidas e existir uma legislação federal que estabelece os critérios gerais sobre acessibilidade, é muito comum observarmos edificações, tanto antigas como as mais novas, que não atendem aos requisitos mínimos dessas normas.
A ABNT NBR 9050 traz requisitos gerais de acessibilidade para edificações residenciais, comerciais e públicas além de espaços mobiliários e equipamentos urbanos, a fim de fazer com que os estabelecimentos sejam projetados permitindo o uso seguro e adequado a todas as pessoas, sendo elas deficientes ou não.
Dos principais erros encontrados nos edifícios estão:
- Sanitários – há falta da barra de abertura na altura correta ou instalada do lado correto da porta, bem como a falta da barra de apoio para que o cadeirante consiga efetuar a transferência da cadeira para o vaso;
- Pia/ Lavatório – Estas precisam ter barras de apoio instaladas além de estar na altura correta para que uma pessoa, que esteja sentada na cadeira, consiga manuseá-la sem problemas;
- Rota Acessível – Um percurso desobstruído, sinalizado e que conecte os ambientes deve ser projetado assegurando que todos possam usufruir de todos os ambientes do edifício de forma autônoma e segura.
- Calçadas – Estas devem possuir piso adequado e garantir uma faixa livre para a circulação de pedestres;
Além destes, outros erros também são encontrados como:
- Falta de elevador ou plataforma de acessibilidade – Alguns edifícios não possuem elevador/ plataforma de acessibilidade fazendo com que os deficientes entrem no local pela garagem, colocando em risco sua segurança;
- Falta de sinalização dentro dos elevadores – É muito comum os elevadores não possuírem, em seu interior, um mecanismo de voz, por exemplo, que possa auxiliar um deficiente visual quando seu andar chegar, ou botões sem a especificação numeral em braile.
Com o intuito de auxiliar tanto construtoras quando administradores de condomínios e síndicos, a OrionLift conta com uma vasta gama de produtos para acessibilidade e modernizações capazes de satisfazer as normas técnicas exigidas.
Faça com que seu empreendimento seja regularizado e atenda as normas técnicas de acessibilidade. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos.
OrionLift, com você em todas as direções.
Fonte Consultada:
GROSSI, Marcus Vinícius Fernandes. Principais itens da NBR 9050 não atendidos em edificações habitacionais recém-construídas. http://fernandesgrossi.com.br/principais-erros-de-acessibilidade-encontrados-em-edificios/
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/normas-abnt