Cada país possui suas diferenças de valores e costumes, que muitas vezes são emocionantes e surpreendentes para os viajantes. E com as escadas rolantes não é diferente. Cada país possui uma diferente regra ao andar em escadas rolantes.
Para evitar qualquer tipo de constrangimento em outros países, segue um “guia de etiqueta, para andar nas escadas rolantes mais famosas do mundo:
- Japão
O Japão, é um país incrivelmente ocupado e tem escadas rolantes por todos os lados (metrôs, shopping centers), e lá também existem regras para andar em escadas rolantes. Por exemplo, se você se encontra em Tóquio, você deve ficar à esquerda e andar à direita, porém em Osaka você tem que fazer o contrário. Ninguém, nem mesmo os moradores locais, sabem o por que da etiqueta variar em todo o país. Mas, se você ficar confuso, siga a pessoa na sua frente – eles saberão o que fazer.
2. Estados Unidos
Nos Estados Unidos, tudo é feito do lado direito, caminhar, dirigir, andar nas escadas rolantes. Esta etiqueta é tão importante que a Rádio Pública Nacional ainda fez uma entrevista mostrando a insatisfação dos moradores com relação àqueles que não têm conhecimento da cultura local:
“Se você estiver parado, você deve ficar à direita e deixar as pessoas ultrapassá-lo à sua esquerda. Muitas vezes, as pessoas, como estão no meio do caminho, impedem a passagem e isso é terrível “, disse Maggie O’Brien na entrevista.
Então, quando você estiver na América, lembre-se de verificar sempre o lado em que está caminhando.
3. China
Na China é muito fácil saber de qual lado você deve se posicionar em uma escada rolante. Aqueles que estão sem pressa se posicionam à direita, já aqueles mais apressados utilizam a faixa da esquerda. Portanto, se você for para a China e não estiver com pressa, certifique-se que você não está no meio do caminho.
4. U.K.
Para os londrinos, tudo são negócios, portanto, quando estão nas escadas rolantes sempre caminham à esquerda, assim como quando dirigem. Os londrinos não sentem remorso ao abordar um turista que está “atrapalhando” seu caminho e dizem, sem rodear, que você deve sair do meio.
5. França
Os parisienses também não são muito educados com turistas e chegam a ficar irritados se estes estiverem em seus caminhos. Em Paris, os que querem ir mais rápido andam pela esquerda. Além disso nunca se esqueça de sua bagagem. Elas também podem atrapalhar o caminho e gerar a insatisfação de um parisiense não muito educado.
6. Nova Zelândia
A Nova Zelândia não possui tantas escadas rolantes quanto outros países, portanto, não há tantas regras para elas. Como em outros lugares, em uma escada rolante o menos apressado fica a direita enquanto o mais apressado deverá andar à esquerda.
7. Canadá
Você provavelmente já ouviu falar que os canadenses são super educados, mas, como o resto do mundo, eles também não querem ter que chamar a atenção de turistas nas escadas rolantes. Portanto fique à direita se quiser subir normalmente e caminhe para a esquerda para entrar no modo de vida canadense! Depois de ter escolhido o seu lado da escada rolante, fique com isso porque as pessoas geralmente não gostam quando você as corta.
8. Singapura
O transito rápido de Cingapura pode ser intimidante, mas uma vez que você está no fluxo, você conseguirá facilmente ir aonde quiser. Para isso, a regra nas escadas rolantes é ficar a esquerda, para um tráfego mais lento e à direita caso queira ir mais rápido. Além disso, certifique-se de que há espaço para aqueles que querem ir mais rápido lhe ultrapassar.
Esta é a etiqueta das escadas rolantes que devem ser seguidas em alguns países.
Para saber mais sobre escadas rolantes e o trabalho que a OrionLift desempenha nesses imensos equipamentos entre em contato.
OrionLift, com você em todas as direções.