Quando o assunto é manutenção de elevadores pequenos atos do dia-a-dia podem ajudar a minimizar os custos que uma manutenção pode trazer.
Existem medidas relevantes que podem ser feitas, vamos as dicas:
- Fique atento aos limites – As vezes materiais que fazem pequenos volumes pesam bastante e por sobrar espaço acabam achando que “dá para colocar mais um”. Um sinal que o elevador pode estar com sobrepeso (caso não possua sensor de peso) é o elevador estar com uma velocidade reduzia e/ou parando desnivelado com o andar.
- Cuidado ao limpar – por se deparar com aquela superfície toda de aço, pode acontecer de na limpeza utilizar panos muito úmidos ou acabar borrifando fluidos de limpeza, mas é preciso ter cuidado, atrás das chapas possuem muitos equipamentos eletrônicos que acabam sendo muito sensíveis a água. Mal contato, Leds queimados ou falhas podem ser causados por esse tipo de ocorrido.
- Atenção aos ocupantes – O comportamento dos ocupantes no equipamento é preciso também que se fique atento. É necessário comunicados solicitando que as pessoas (principalmente crianças) não pulem, não corram ou não apertem todos os botões de um elevador. Ao pular, o motor do elevador, assim como os cabos e fiação e ao correr, a agitação provocada além do esforço mencionado anteriormente, provocam choque das peças que mantem o elevador em posição, podendo acelerar o desgaste de todas as peças envolvidas até uma parada de emergência ou danos piores.
- Muita atenção ao relatório de manutenção – Você deve ficar de olho no que o profissional fez da última vez que foi até seu condomínio. Analise o que ele diz ter feito, pergunte como anda a lubrificação do equipamento, se ele notou algo estranho, o porquê da última manutenção se foi feito algo que nessa ele não fez, ás vezes, por um problema maior, pequenos detalhes que podem evitar problemas futuros passam desapercebidos e uma simples pergunta, pode mudar isso!
- Atenção ao prazo desde a última manutenção preventiva – Nada melhor do que uma manutenção preventiva para manter o seu elevador em pleno funcionamento e reduzir os custos de manutenção. Fique de olho, não deixe para depois. Ao chegar e usar o elevador, basta olhar a etiqueta que mostra a última manutenção e olhar a validade.
Pequenos detalhes, que poupam dinheiro e dor de cabeça.
Abaixo, vamos deixar para você um checklist para te ajudar a quando chamar a manutenção preventiva. Faça essa avaliação uma vez por mês, leva apenas alguns minutos, o melhor, totalmente de grátis. Faça o Download e fique de olho!