Como já sabemos, é muito importante a realização de manutenções periódicas nas escadas rolantes, principalmente em locais onde o fluxo e pessoas é excessivo, porém muitas vezes essas manutenções não são efetuadas no tempo correto, o que acaba causando falhas nas escadas rolantes, como ocorreram no ano de 2017 nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Segundo dados do site g1.globo.com, os prolemas nas escadas rolantes das estações da CPTM cresceram 12% de janeiro a setembro de 2017, se comparados ao mesmo período de 2016. Ao todo, foram contabilizadas 2,144 falhas em 273 dias durante o ano analisado – isto significa aproximadamente, uma média de 8 falhas por dia no período.
Atualmente, a CPTM possui 170 escadas rolantes que fazem a integração de seis linhas de trens. Para facilitar o trabalho das equipes de manutenção, a companhia divide os problemas entre falhas sistêmicas (aquelas intrínsecas ao equipamento ou ao sistema) e falhas operacionais (que verificam, além das falhas sistêmicas, as falhas derivadas de fatores externos).
No período de janeiro a setembro de 2017, os problemas sistêmicos cresceram 25% nas escadas rolantes da CPTM, enquanto que as falhas operacionais tiveram um crescimento de 7% (passando de 1355 para 1450). Já com relação às escadas rolantes das estações do Metrô, subiu 14% o número de horas paradas dos equipamentos.
Infelizmente, o bloqueio, ou a falha nas escadas rolantes atrapalha, e muito, o fluxo de passageiros no local, fazendo com que estes acabem se deslocando para outras escadas mais distantes.
Ainda de acordo com o site g1.globo.com, a CPTM informa que está efetuando a instalação de 24 novas escadas nas estações com o intuito de dar “mais conforto” aos passageiros, principalmente nas linhas em que os problemas aconteceram em maior número no ano passado.
Com relação às panes das escadas rolantes nas linhas do Metrô, os números também são bem elevados, quando comparados ao ano de 2016. Em primeiro lugar a linha 2-Verde, que liga Vila Prudente, na Zona Leste, à Vila Madalena, houve um aumento de 25% do número de horas das escadas paradas. Em segundo lugar está a linha 3-Vermelha, que liga as estações Corinthians – Itaquera a Palmeiras – Barra Funda; nesta linha, o número horas das escadas paradas foi de 19%. Já a linha 4-Amarela, teve um aumento de 16% no número de horas das escadas rolantes inativas.
Quando a manutenção das escadas rolantes não é efetuada periodicamente, existe um grande risco de acidentes ocorrerem pois, o uso constante desse equipamento faz com que os sistemas internos e externos se desgastem com o tempo, as peças fiquem desalinhadas e possam espanar. No caso de escadas rolantes, há ainda outro agravante; o uso constante dos degraus das escadas poderá começar a prensar roupas e calçados, podendo causar graves acidentes.
Por essa razão, é comum que cada vez mais empresas contratem periodicamente a manutenção de escadas rolantes, fazendo com que esse tipo de contrato deixe de ser um artigo de luxo, para tornar-se algo obrigatório e prioritário.