Elevador e emergência, essas duas palavras, juntas, nenhum proprietário, sindico, zelador, passageiro, querem ouvir. Felizmente, incidentes graves são extremamente raros , graças a padrões rigorosos de vistoria e a manutenção preventiva que pode ser efetuada. Por esse motivo os elevadores continuam a ser uma das formas mais seguras de transporte. Mas o que acontece se uma inspeção de rotina revelar deficiências?
O que é a Manutenção Preventiva?
Manutenção Preventiva é uma ação de monitoramento do equipamento para que ele continue operando da mesma forma que saiu da fábrica. Com o passar do tempo, os sistemas sofrem algum tipo de degradação e a manutenção preventiva é capaz de evitar ou antecipar possiveis falhas preservando e restaurando a confiança do equipamento.
Os protocolos de segurança colocam os passageiros em primeiro lugar
Para garantir a segurança de todos os usuários, cada elevador deve ser submetido a inspeções periódicas que são importantes para garantir a integridade do equipamento tanto para as construtoras quanto para os usuários.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a NBR 15597, válida a partir de 18.09.2008. onde o objetivo é estabelecer regras para melhoria de segurança dos elevadores instalados antes da regulamentação. Com isso, os níveis de segurança podem se adequar aos requisitos atuais.
Quando deve ser efetuada a manutenção?
Por lei, a manutenção preventiva é obrigatória, e deve ser realizada mensalmente. Porém, além da inspeção obrigatória, os elevadores passam por uma fiscalização anual feita pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), que é um órgão da secretaria de Habitação.
Como a manutenção é feita?
*Casa de Máquinas – Um dos primeiros locais verificados pelo técnico;
*Cabos e Roldanas – São verificados por serem os responsáveis pelo peso e movimentação do elevador;
*Poço, Molas e Freio de Segurança – Todos os pontos são observados pelo técnico para avaliar a necessidade de uma troca de equipamento;
Além das peças e sistemas, durante a manutenção preventiva são realizadas lubrificações nos equipamentos, verificação de todos os sistemas e sensores de segurança e caso seja detectado desgaste ou quebra de algum componente, um relatório é emitido ao responsável do edifício que deverá solicitar a manutenção corretiva dos itens listados pelo técnico.
Durante a inspeção preventiva são realizadas a lubrificação dos equipamentos, verificação de todos os sensores e sistemas de segurança. Caso seja detectado algum desgaste ou necessidade de troca de peças, o fato é relatado ao responsável pelo prédio, que solicita a manutenção corretiva destes itens.
Certifique-se que o seu elevador cumpre as normas de segurança contratando um especialista no assunto.
É muito importante fazer o checklist em seu elevador e solicitar que a empresa contratada realize a manutenção periódica do seu equipamento. Desta maneira, não haverão gastos excessivos no futuro.
Sempre que precisar de um especialista na área, entre em contato conosco através do nosso telefone ou acessando nosso site https://orionlift.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e os cuidados que devem ser efetuados com seus equipamentos.
Se quiser saber um pouco mais sobre o CONTRU-5, acesse o site da seciesp: http://www.seciesp.com.br/elevador/cursos.asp?iType=74&iPic=705
Orion Lift, com você em todas as direções.