No momento de adquirir ou instalar um elevador, alguns itens devem ser muito bem avaliados para que não ocorram problemas na segurança e qualidade do produto.
Antes de mais nada, o modelo do elevador deve ser definido, seja ele hidráulico ou com máquina de tração. Cada tipo de elevador possui seu benefício específico, sendo o hidráulico o elevador mais utilizado em residências, pois, a tecnologia empregada neste tipo de equipamento é a oleodinâmica, que garante o conforto, suavidade no transporte e economia de energia. Isso ocorre, pois, nos modelos hidráulicos o motor elétrico somente é acionado na subida.
Outro ponto muito importante antes de adquirir ou instalar um elevador é verificar com o fabricante a capacidade e velocidade ideais para sua necessidade de uso. Hoje, no mercado, existem modelos para 3, 6, 8 ou mais passageiros com velocidades diferenciadas. É muito importante considerar que, em locais onde o elevador é o único meio de acesso entre os andares, seja efetuado o cálculo de tráfego, que define a capacidade e velocidade mínimas do equipamento.
Sempre verifique se o espaço disponível para instalar o elevador é compatível com o produto desejado, bem como o espaço livre que ficará na frente do equipamento, em todos os andares.
Importante
Vale lembrar que, todo elevador necessita de um poço e que a profundidade deste pode variar de acordo com o modelo escolhido. Esteja sempre atendo às especificações exigidas pelo fabricante antes de adquirir ou instalar um elevador.
É muito importante, antes de adquirir ou instalar um elevador, que entre em contato com o fabricante para verificar a necessidade de reforços de vigas de concreto no espaço do elevador. Caso positivo, avalie as necessidades de instalá-las em seu empreendimento.
A altura necessária do piso do último andar até o teto da caixa de corrida, para a instalação da maioria dos elevadores, varia entre 2,90m e 3,50m. Essa medida pode mudar de acordo com cada modelo de equipamento.
Conheça o fabricante
Antes de fechar o contrato, pesquise os fabricantes que forneçam projetos de instalação e adequação civil e/ou elétrica e que sejam capazes de acompanhar o andamento da obra a fim de garantir a qualidade da instalação do elevador.
Procure conhecer o fabricante do elevador. Pesquise por empresas, conheça a fábrica, a procedência dos componentes e avalie o que eles oferecem com relação ao acabamento, conforto, velocidade e segurança.
Caso sua intenção não seja adquirir ou instalar um elevador no início de sua obra, planeje com a construtora o melhor local para uma futura instalação, assim seu projeto estará reparado para receber o elevador em qualquer fase da obra.
Aproveite e se inscreva em nosso canal do youtube e fique por dentro de todas as novidades do mercado de elevadores https://goo.gl/bxpsZn
OrionLift com você em todas as direções