Existem diversos questões que são pertinentes ao se escolher o tipo de uma manutenção de elevadores. O que muitos não sabem, ainda, é que a manutenção preventiva possuí vantagens consideráveis se comparada a uma complicada manutenção corretiva.
Listamos abaixo 3 razões fundamentais para fazer Manutenção Preventiva de Elevadores
Evitar transtornos com equipamento parado
Em uma empresa ou prédio residencial, não há nada pior do que um equipamento parado por defeito técnico. Além do stress gerado pelas reclamações dos seus usuários, é prejudicial para a imagem do estabelecimento um equipamento parado. Pode ser por um dia, mas certos tipos de defeitos precisam de mais de um dia para serem reparados com excelência e usuários recorrentes costumam manter esses registros em suas mentes e acabam em um futuro, evitando o uso do equipamento. A manutenção preventiva pode verificar equipamentos que estão próximos de apresentar falhas críticas e efetuar a substituição antes que esta ocorra.
Reduz o risco de acidentes
Acidentes com elevadores são difíceis de ocorrer, mas não impossíveis. Não pense que acidentes com elevador são apenas quedas, mas abrir a porta no lugar errado, solavancos entre outros também configuram acidentes com o equipamento. Um enorme transtorno na vida de um administrador é o elevador parar no meio do caminho com pessoas dentro, acionar os bombeiros, técnicos de plantão, pedir desculpas, dar assistência… todo esse stress pode ser reduzido com o simples ato de manter a manutenção em dia.
Menor custo
O intuito da manutenção preventiva é justamente prever problemas, às vezes, um simples aperto de parafuso evita muitos problemas, então vamos analisar os custos dessa situação:
Manutenção Preventiva: O equipamento ainda está funcionando e você chama o técnico e ele identifica o parafuso e o aperta.
Manutenção Corretiva: Você ficou com o equipamento parado durante horas podendo até ter pessoas dentro dele, chamou o técnico e ele identificou que o mal contato causado pelo parafuso mal apertado danificou o comando principal. Agora você precisa comprar uma peça nova, que pode ter em estoque ou ter que comprar e aguardar chegar. Instalar a peça, configurar, testar, avaliar e acompanhar
Em qual cenário houve o maior custo?
Quer saber quando fazer e como proceder com a manutenção de seus elevadores?
Baixe o nosso Checklist de Manutenção de Elevadores!