Um dos fatores que mais pesam na conta de um condomínio é valor energia elétrica, e como é de conhecimento geral, o item que mais consome energia é o Elevador. Porém hoje em dia, devido à busca por eficiência energética nas edificações, este cenário está mudando e os elevadores podem reduzir o valor da conta de energia elétrica dos edifícios.
Mas como os elevadores podem reduzir o valor da conta de energia elétrica ?
Com as novas tecnologias empregadas nos elevadores, é possível obter essa redução no consumo de energia, além de aumentar a capacidade de tráfego e gerar energia para os edifícios, o que contribui para uma redução ainda maior no consumo total de energia do edifício.
Alguns elevadores são capazes de atuar como geradores de energia. O One World Trade Center, em Nova York (USA), possui 71 elevadores que conseguem gerar uma economia capaz de alimentar todos os 104 andares do edifício. Para este complexo a solução de economia de energia foi o sistema regenerativo.
O que é um sistema regenerativo?
É um sistema no qual o elevador tem a função de um gerador, convertendo a energia dos elevadores em eletricidade e fazendo o transporte novamente para a rede de energia do edifício.
Os elevadores se locomovem utilizando a energia de uma fonte de alimentação, porém quando eles vão para baixo, com uma carga pesada ou com uma carga leve (operação regenerativa), a máquina de tração passa a funcionar como um gerador de energia.
Apesar da energia gerada durante esta operação se dissipar com o calor, o conversor regenerativo acaba transmitindo a energia de volta ao transformador de distribuição, alimentando assim a rede elétrica do prédio juntamente coma eletricidade da fonte de alimentação.
A utilização do sistema regenerativo é capaz de diminuir os gastos com a eletricidade em até 75%, quando comparado aos sistemas tradicionais, além disso, esse sistema é capaz de aproveitar toda a energia que seria desperdiçada em outro local.
Elevadores mais sustentáveis
Pensando em sustentabilidade, porém sem perder a qualidade, é a utilização de elevadores sem a casa de máquinas, tendo como diferencial a substituição dos cabos de aço, utilizados normalmente, por cintas planas de aços, revestidas de poliuretano. Desta forma, por não ter engrenagens não há necessidade de lubrificação adicional, tornando todo o sistema mais limpo.
Um item muitas vezes ignorado, mas muito importante na economia de energia são os tipos de lâmpadas escolhidos para a iluminação da cabina. A utilização de modelos de LED são capazes de reduzir em até 75% o consumo de energia elétrica.
Existem elevadores que possuem um sistema inteligente de economia de energia, desligando, total ou parcialmente a iluminação da cabina quando o elevador está sem uso.
Conscientização pessoal
Um fato muito comum das pessoas é de “chamar” dois ou mais elevadores ao mesmo tempo, aumentando assim o consumo de energia do edifício.
Como forma de evitar o desperdício e colaborar com a economia de energia, um comando em grupo pode ser instalado nos elevadores eliminando o registro de chamado em duas botoeiras ou ainda pode ser instalado um sistema de antecipação de chamada e destino, que é capaz de agrupar, num mesmo elevador, as pessoas que vão para o mesmo andar, ou andares próximos, evitando assim as viagens desnecessárias.
Mas afinal, os elevadores podem reduzir o valor da conta de energia elétrica?
Com a utilização de alguns sistemas e tecnologias, como os apresentados anteriormente, é possível haver uma redução significativa no consumo de energia dos edifícios. Portanto, é válido analisar os elevadores antes de sua aquisição ou reforma, pois os resultados podem ser muito significativos no final do mês.
Clique aqui para saber um pouco mais sobre os elevadores comercializados pela OrionLift e as manutenções e modernizações que podem ser efetuadas . Desta maneira, além de estar contribuindo para um ambiente sustentável, você também estará economizando no final de todos os meses.
OrionLift, com você em todas as direções.