A falta de manutenção de elevadores pode acarretar sérios problemas para a administração do empreendimento e, principalmente, para a segurança dos usuários.
Moradores ou trabalhadores de empreendimento nem sempre sabem da importância que possui o elevador. Como subiríamos 20 andares, por exemplo? Como sabemos, a função de um elevador é transportar as pessoas para cima e para baixo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas, pelo menos 1 dia no mês, ele precisa ficar parado para uma manutenção.
O caso do Centro Administrativo do Estado Porto Alegre.
No início do mês, em Porto Alegre, os servidores do centro administrativo do Estado fizeram um protesto devido à falta de segurança e problemas técnicos nos elevadores. Eles relatam que os elevadores estão com problemas há quase 2 anos, colocando em risco a vida de várias pessoas que circulam diariamente pelo edifício.
Eles relataram que dos 11 elevadores, 3 estão quebrados e, onde transitam, aproximadamente 6 mil pessoas, a situação está se tornando caótica.
No caso citado acima, quando não há manutenção, ou quando ela é tardia, a segurança das pessoas fica comprometida. Elevadores demoram a chegar, ficam parados entre os andares, não abrem a porta, fazendo com que as pessoas fiquem presas dentro dele aguardando socorro. Muitas pessoas têm, por hábito, tentar forçar a porta do elevador para verificar o que está ocorrendo. Péssima ideia! Já que um leigo não sabe o que fazer, de nada adiantará forçar o elevador, e o pior, neste caso, pode até acontecer.
Então, como proceder para evitar problemas?
O primeiro passo, quando há um mal funcionamento no equipamento, é informar a administradora do edifício para que eles entrem em contato com a equipe de manutenção e assim iniciar o processo de verificação do problema.
Após este processo, a equipe iniciará a verificação dos problemas apresentados pelo elevador e fará um levantamento de todos os componentes que necessitam de substituição.
A manutenção se inicia na casa de máquinas, onde existem inúmeros equipamentos eletrônicos e o técnico efetua a verificação do sistema item a item analisando as possíveis falhas do equipamento.
Também são verificados os cabos e as roldanas, responsáveis pelos movimentos e peso suportados pelo elevador.
Além disso, é necessária a verificação do poço do elevador, onde há uma espécie de mola chamada de para-choque, necessária caso o elevador tenha algum problema e “despenque”. Ao lado desta mola se localizam os freios de segurança, que também são de suma importância no processo de análise do técnico.
Você também pode ajudar na manutenção.
Para que não ocorram problemas na entrada e saída dos elevadores, bem como no sistema sobe e desce, é necessário a verificação da capacidade do elevador e prestar muita atenção se ele realmente está parado no andar antes de entrar. Parece um alerta bobo este que vemos nas portas “Antes de entrar verifique se o elevador encontra-se parado no andar”, mas este pequeno aviso, quando seguido corretamente, pode ser o responsável por evitar tragédias futuras.
A manutenção dos elevadores é necessária para a conservação e integridade do produto, mas principalmente para a segurança dos passageiros.
Precisa de um especialista na área? Então acesse nosso site http:// www.orionliftelevadores.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e os cuidados que devem ser efetuados com seus equipamentos.
Orion Lift, com você em todas as direções.