Uma Blitz efetuada no interior de São Paulo mostra que muitos condomínios operam sem nenhuma segurança aos usuários.
Será que seu condomínio se importa com a sua segurança?
Esta semana, uma notícia chocou empresas e condomínios no interior de São Paulo. De acordo com o portal G1, uma fiscalização efetuada em 80 condomínios de prédios em Piracicaba mostrou que 71% deles não possuem o laudo que garante a segurança das instalações elétricas necessárias.
Além deste fato, 37% dos condomínios vistoriados não apresentam nenhum parecer sobre a estanqueidade do gás canalizado e, pasmem, 30% não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A ausência de toda essa documentação é passível de multa.
Síndico também tem sua responsabilidade.
Sim, todo síndico de um edifício tem suas responsabilidades perante os equipamentos e os usuários.
O síndico é o responsável por solicitar e administrar os laudos que garantem a segurança dos condôminos, bem como a saúde dos equipamentos, porém, pode acontecer um desencontro de informações, principalmente quando o síndico depende da administradora de seu condomínio. Neste caso, ele poderá ser prejudicado se não tiver uma assessoria correta com relação aos documentos que garantem a segurança dos passageiros.
Em um condomínio, todos devem saber e conhecer as obrigações em segurança para que os gastos com manutenções e modernizações dos equipamentos sejam aprovados e não uma surpresa no final do mês.
Veja também:
Segurança é coisa séria, então cuide da manutenção dos elevadores
Em São Paulo, o RIA é obrigatório
O necessário
É importante ressaltar que os condomínios devem ter alguns laudos, não somente dos elevadores, a fim de garantir a segurança de todos, como:
- Laudo das Instalações Elétricas – Que identifica se as instalações elétricas efetuadas estão de acordo com as normas técnicas brasileiras;
- Laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas (SPDA) – A ausência deste laudo mostra que o condomínio não possui nenhuma garantia de proteção contra queda de raios;
- Laudo de Estanqueidade do Sistema de Gás Canalizado – Este laudo deve apontar que não existe nenhum vazamento de gás desde o ponto de captação até o uso nos apartamentos;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – Este representa a segurança de prevenção e combate a incêndios;
- Laudo de Manutenção dos Elevadores – Laudo que garante o funcionamento do elevador após reparo ou troca de peças;
- RIA (Relatório de Inspeção Anual) – Obrigatório por lei desde 2006, o RIA deve ser emitido anualmente atestando a segurança do elevador.
É importante manter todos os documentos atualizados periodicamente para que, em caso de vistorias ou problemas com qualquer um dos equipamentos, seja possível recorrer sem prejuízos ao condomínio.
Uma boa manutenção e emissão de relatórios
A OrionLift é uma empresa comprometida com a integridade dos equipamentos vistoriados e segurança de seus usuários, por esse motivo mantém uma equipe técnica altamente qualificada capaz de atender urgências 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A empresa também realiza manutenções periódicas e emite o RIA para que seu condomínio fique dentro das Leis.
Solicite uma avaliação, sem compromisso, em seu elevador e comprove a qualidade e eficiência de nossa equipe.
OrionLift, com você em todas as direções.