Sim, a manutenção preventiva e corretiva de elevadores de todo e qualquer equipamento se faz necessário, mas seus benefícios vão muito além. O investimento em manutenção preventiva pode reduzir consideravelmente os custos com manutenção preventiva e corretiva de elevadores, uma vez que ela evita danos maiores para peças e componentes, como já falamos algumas vezes, há momentos em que um simples aperto de parafuso evita danos de maiores proporções. Evita também os prejuízos que um equipamento danificado pode representar a uma empresa.
Não pense que o técnico da manutenção preventiva e corretiva irá apenas “olhar e dizer se está tudo bem ou não”, existem protocolos que devem ser seguido para garantir a segurança e proteção do equipamento e de seus usuários. Fique atento aos seguintes itens analisados durante a manutenção preventiva e corretiva:
- Nível de ruído dos equipamentos
- Qualidade de viagem
- Tempo de viagem
- Estado e lubrificação de trilhos
- Estado dos cabos de aço
- Nível de óleo de caixas de engrenagens
- Nível de aquecimento e estado de todo o cabeamento elétrico e eletrônico
- Estado dos equipamentos
- Estado de polias, correias, correntes, cremalheiras e rodas dentadas (em alguns equipamentos)
- Nível de fluídos hidráulicos (em alguns equipamentos)
Esta pequena lista traz alguns dos pontos analisados pelos técnicos mas não se resume apenas isto, afinal, cada equipamento é único, tanto pela sua instalação quanto pelo seu uso e levando assim a sensibilidade e profissionalismo do técnico em avaliar e detectar todos os pontos que devem ser vistoriados.
Um monstro que assombra também a cabeça dos gestores é achar que a simples presença de um técnico para uma manutenção preventiva e corretiva fará com que sejam gastos fortunas com peças, reparos e componentes, quando na verdade é exatamente o oposto. O técnico para a manutenção preventiva vai até você com o intuito de localizar defeitos antes que ele apareça, permitindo que o empreendimento tenha tempo hábil para programar a substituição de peças ou uma possível futura lubrificação, informando urgência apenas aquilo que for realmente necessário a atenção.