Close

Para que existe norma se ela não é cumprida?

No dia 04 de dezembro de 2018, foi divulgado no portal G1 (https://g1.globo.com) uma matéria em que um elevador prensou e matou um homem em um prédio em construção na Praia Grande.

A matéria dizia o seguinte: Um operário de 31 anos morreu ao ser prensado por um elevador, do tipo “cremalheira”, em um edifício em construção. Ele trabalhava no reparo do equipamento no momento do acidente.

É triste ler uma notícia dessas, sabendo que existem leis e normas que foram feitas para garantir a segurança de operários no canteiro de obras.

Uma Contrução.

Quando vemos o canteiro de obras de grandes construções, é impossível não visualizarmos aqueles enormes elevadores de carga localizados fora da obra. Porém, o que as pessoas muitas vezes não sabem, é que tanto a instalação quanto a utilização desses elevadores são regulamentados por uma norma de segurança – a ABNT NBR 16200/2013.

Esta norma foi elaborada para prevenir quedas e outros acidentes de trabalho, além de garantir o bom funcionamento da obra. Ela trata de requisitos de projeto, construção, instalação e manutenção dos elevadores.

Elevadores devem atender a NBR 5665

As modificações da Norma

Dentre todas as modificações trazidas pela ABNT NBR 16200/2013, está também a adoção do acionamento feito através de cabos enrolados em tambor, além da exclusão total do uso de pneus no piso do poço. Atualmente é exigida a instalação de um para choques para retardamento médio de equipamentos.

É importante salientar que todos os profissionais que operam a cremalheira devem estar muito bem instruídos sobre os pontos que necessitam de checagem diária, antes do início de seu funcionamento.

Por que é tão importante efetuar a manutenção dos elevadores?

Checklist diário

O checklist efetuado diariamente no equipamento deve conter os seguintes itens:

— Funcionamento de freios;

— Condições da parte elétrica;

— Presença de obstáculos no percurso.

É de suma importância que o operador efetue o checklist, mas, é válido lembrar que o engenheiro também tem o dever de conferi-lo e fornecer todas as informações ao operador do equipamento. Além disso, é função do engenheiro a programação, junto ao fornecedor, da manutenção preventiva mensal do elevador.

Importante

É importante saber que os elevadores que não atenderem as normas estabelecidas na ABNT NBR 16200/2013, bem como as disposições descritas na NR 18 (norma de segurança do Ministério do Trabalho e emprego), devem ser desativados e inutilizados.

A OrionLift está preocupada com o bem-estar e a segurança de todos os funcionários de sua obra e, por isso, conta com uma equipe técnica altamente qualificada para efetuar as manutenções necessárias nos elevadores.

Por que contratar uma boa empresa de manutenção de elevadores?

Garantimos a melhor prestação de serviço com técnicos qualificados e prontos para atende-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato e solicite já o seu orçamento.

OrinLift, com você em todas as direções.

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Mandar um Whatsapp
Precisando de Ajuda?
Olá, nossa central de atendimento funciona 24h e estamos online aqui também, entre em contato para falar com um especialista,