São Paulo possui mais de 70 mil elevadores espalhados por todas as regiões, porém quando este equipamento não é utilizado corretamente ou quando não é efetuada a manutenção adequada, ele pode se tornar um equipamento perigoso.
DICAS IMPORTANTES PARA SÍNDICOS E ADMINISTRADORES DE CONDOMÍNIOS
Faz parte da rotina
As pessoas acabam não se dando conta, mas os elevadores também são considerados meios de transporte e estão muito presentes na vida daqueles que moram em uma cidade como São Paulo.
Shoppings centers, supermercados, condomínios, estações de trem e metrô, enfim, estamos rodeados por estes gigantes de aço. Mas você sabia que existem leis que regulamentam a instalação e o funcionamento dessas máquinas?
Leis
O elevador é um dos meios de transporte mais seguros existentes, mesmo aparentando tanta robustez devido ao seu tamanho.
Para garantir a segurança dos usuários, a legislação vigente na cidade de São Paulo apresenta uma vasta lista de obrigações e procedimentos de manutenção, onde cada um dos envolvidos tem a sua responsabilidade, e isto inclui, é claro, a empresa de manutenção de elevadores e seus técnicos.
LEIS RIGOROSAS MANTÉM ELEVADORES SEGUROS.
Em São Paulo existem as Leis 10.348/87 e 12.751/98, além do Decreto-Lei 47.334/06 e da Portaria 01/06, do Contru (Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de São Paulo) onde, dentre todas as obrigações contidas nelas, há uma específica que trata da emissão do Relatório de Inspeção Anual de Elevadores, mais conhecido como RIA. Este relatório determina quais as tarefas designadas a empresa contratada para a conservação dos elevadores. Este documento deve ser emitido no início do contrato com o condomínio e renovado anualmente.
Um algo a mais
Na cidade de São Paulo, a utilização de elevadores é autorizada pela secretaria de urbanismo e licenciamentos que desde 2014 é feita através de um cadastro eletrônico. Mas além da licença, a administradora do prédio deve seguir as normas do manual de uso dos elevadores e, dentre elas encontra-se a fixação visível de placas informando a capacidade de carga do elevador com peso e quantidade de pessoas, além dos dados da empresa responsável pela manutenção do elevador.
O número de reclamações com relação às falhas dos elevadores ainda é pequeno- até o momento foram registrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 50 queixas – quando comparado ao número de elevadores presentes na capital paulista, porém o problema é no momento em que este equipamento começa a apresentar falhas, colocando a vida das pessoas em perigo.
POR QUE CONTRATAR UMA BOA EMPRESA DE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES?
Uma falha no travamento das portas ou um problema no freio do equipamento podem acabar custando a vida de uma pessoa.
Por esse motivo é muito importante que as manutenções periódicas sejam efetuadas regularmente por uma empresa de manutenção de elevadores qualificada. Desta forma é possível garantir a segurança de todos os passageiros bem como do condomínio.
A OrionLift, empresa conceituada na manutenção e modernização de elevadores poderá auxiliá-lo em sua escolha. Garantimos a melhor prestação de serviço com técnicos qualificados e prontos para atende-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato e solicite já o seu orçamento.
OrinLift, com você em todas as direções.