Close
Elevador em Condominio

Você sabe como nasceu o elevador?

O elevador é um equipamento tão comum em nosso cotidiano que nunca paramos para pensar como esse gigante de aço foi criado. Quando ele surgiu? Quem foi o seu criador?

Bem, estamos aqui para responder estas e outras curiosidades. Então, vamos lá!

 

A primeira ideia de elevador

Assim como outras coisas criadas pelo homem, o elevador surgiu de uma forma bem simples, porém, funcional. Por volta de 1500 a.C os egípcios já utilizavam plataformas de elevação para retirar a água do rio Nilo, através de tração anima e humana.

No século I a.C, o arquiteto romano Vitruvius, descreveu o princípio de uma plataforma suspensa, para transportar pessoas e materiais pesados, dentro de uma cabina vertical.

A elevação desta plataforma era feita através de um contrapeso, que subia e descia, passando por uma roldana, movida por uma manivela, controlada por homens, que ficava do lado de fora da plataforma.

O primeiro elevador conhecido

O primeiro elevador, que se tem conhecimento, foi o utilizado pelo rei Luís XV, no Palácio de Versalhes, no ano de 1743. Ele solicitou a instalação deste elevador para ligar seus aposentos ao de sua amante, a madame de Châteauroux, que ficava localizado no andar abaixo ao seu.

Em 1800, um cidadão inglês, que não se sabe o nome, pensou em utilizar um motor a vapor para mover os elevadores. Este motor era instalado no teto do elevador e controlada as subidas e descidas através do enrolar e desenrolar do cabo que ficava ao redor de um cilindro.

Mesmo com esta invenção, as pessoas continuavam evitando os elevadores, pois os consideravam perigosos devido ao seu balanço e o medo dos cabos de sustentação se partirem.

O primeiro elevador de fato

Somente no ano de 1853, um empresário americano chamado Elilsha Graves Otis, inventou o primeiro sistema de segurança para elevadores. Ele criou um trilho que possibilitava a passagem do cabo, resolvendo assim o problema de trepidação. Além disso, neste mesmo trilho, ele aplicou um sistema de “garras” que travavam o elevador no caso do cabo se partir.

Elisha Graves Otis

Com estas alterações, as pessoas se sentiram mais seguras. Foi então que nasceu o primeiro elevador de passageiros conhecido.

No ano de 1957, Elisha Otis foi convidado para inaugurar o primeiro elevador de passageiro dentro de um edifício de 5 andares em Nova Iorque.

Ainda falando sobre invenções

No ano de 1867, o francês Léon François Edoux inventou o elevador de coluna hidráulica. Em 1889, ele criou um elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel.

Elevador da Torre Eiffel

Ambos elevadores eram 20 vezes mais rápidos que os seus predecessores, que trabalhavam com tração.

Em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou a energia elétrica na tração dos elevadores, fazendo com que estes subissem 22 metros em 11 segundos.

Com a utilização da eletricidade, no ano de 1894, foi possível introduzir interruptores para controlar o elevador.

O elevador no Brasil

Em 1873, em Salvador, são instalados os primeiros elevadores no Brasil. Foi construída uma torre com dois elevadores hidráulicos, capazes de transportar até 20 pessoas, entre bairros situados em níveis diferentes. Este elevador é conhecido como Elevador Lacerda, hoje uma grande atração turística de Salvador.

Elevador Lacerda

Em 1906, foi vendido o primeiro elevador para o Palácio das Laranjeiras no Rio de Janeiro. Este, ainda em funcionamento, conta com suas características estéticas originais.

Assim, os  elevadores instalados no Brasil foram importados de outros países, até  o surgimento de  negócios nesta área, atraindo fabricantes estrangeiros para se instalarem no Brasil.

No ano de 1918, os primeiros elevadores brasileiros começaram a ser fabricados, ainda de forma artesanal. Neles o comando de abertura e fechamento das portas era feito manualmente, com o auxílio de um ascensorista.

A evolução

Em 1971 foram instalados os primeiros elevadores panorâmicos no Brasil, localizados no Eron Brasília Hotel e no Edifício Sir Winston Churchil, em São Paulo.

Frente ao novo cenário de desenvolvimento tecnológico, foi possível a criação de elevadores cada vez mais sofisticados.

E para que todos os avanços pudessem ser alcançados, os sistemas de comando passaram por inúmeras modificações, onde microprocessadores substituíram enormes quadros de comando, as cabinas tiveram seus painéis codificados, para garantir a segurança dos usuários, e muitos outros.

Com a evolução tecnológica e a construção de edifícios cada vez mais sofisticados e inteligentes, a única saída para os prédios mais antigos foi a modernização de seus elevadores.

Até hoje é possível encontrar edifícios construídos na década de 40 e 50 que possuem os elevadores originais. Estes só estão em uso devido às manutenções constantes, pois não oferecem conforto e nem praticidade para os usuários.

Modernizar um elevador significa se adequar às inovações tecnológicas e estéticas disponíveis no mercado a fim de garantir um tráfego mais suave e atender às exigências de todos os usuários.

Entre em contato com a OrionLift e conheça todos os nossos planos de manutenção, modernização e venda de elevadores e plataformas elevatórias.

OrionLift, com você em todas as direções.

 

Fonte consultadas:

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/origem-do-elevador.html

https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-elevador.htm

http://origemdascoisas.com/a-origem-do-elevador/

http://portalbiografias.blogspot.com/2008/03/histria-as-primeiras-informaes-de.html

 

 

Sobre a Orion

A Orion Lift é uma empresa de elevadores responsável, idônea, presente no mercado há quase duas décadas, devidamente registrada no SEGUR da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, com suas respectivas concessões de registro e certificações e seu objetivo é zelar pela segurança dos passageiros e qualidade no atendimento.

Posts Recentes

Siga Nos

Contatos

(11) 3864-2006

Cadastre-se para receber nossa Newsletter